Inspire-se! Dicas para decorar sua sala de banho com plantas

Desde as plantas mais compactas e fofas até as mais robustas e charmosas, elas deixam qualquer ambiente da casa mais vivo e natural, seja a sala de estar, o quarto, a varanda ou até mesmo o banheiro. Isso mesmo, muitas pessoas têm apostado nas queridinhas para fazer parte da decoração da sua sala de banho. 

Mas o que poucos sabem, é que além de ser um objeto decorativo, colocar as plantas neste espaço traz diversos benefícios. Elas têm a capacidade de eliminar bactérias, melhorar a qualidade do ar, reduzir a umidade e trazer calma ao ambiente, além de deixar o espaço encantador.

Porém, não são todas as plantas que se adaptam ao novo habitat. As que gostam de ambientes mais úmidos e luz direta, tendem a se desenvolver melhor no banheiro. Por isso, antes de escolher a planta certa, é preciso pensar: “quão tropical esse vegetal é para se adaptar ao clima da minha sala de banho?”.

Vale lembrar que ninguém vive sem luz, nem nós e nem as plantas, então é preciso oferecer maior luminosidade possível para aquelas que necessitam de mais luz para sobreviver. Se o seu espaço de banho é mais escuro e não possui muitas entradas de luz, talvez seja preciso fazer com que entre mais iluminação ou você terá que optar pelas plantas artificiais, que também são um charme. 

Quando for escolher a planta para seu banheiro, lembre-se de escolher plantas que se adaptam à umidade e variações de temperatura, opte por vasos de cerâmica, que mantém a terra úmida por mais tempo e prefira mudas já crescidas, pois o cultivo será mais fácil.

Agora que já falamos sobre alguns benefícios das plantinhas em sua sala de banho e demos algumas dicas, vamos mostrar alguns exemplos de como elas podem compor a decoração do ambiente de forma única. Confira!

 

Mini jardim vertical

Mesmo que seu espaço de banho seja pequeno, é possível fazer uma bela composição de plantinhas. Esse projeto, por exemplo, idealizado pela arquiteta Flávia Sá (@flaviasaarquitetura) mostra um espaço pequeno, mas que ficou lindo com os vegetais em prateleiras, deixando o ambiente mais natural e leve. Junto com nossa banheira Slipper | Victoria + Albert, a composição ficou ainda mais perfeita!

 

Plantas suspensas

Uma das tendências ao colocar as plantas na sala de banho, é colocá-las de forma suspensa, o que fica lindo demais! Como podemos ver, a arquiteta Amanda Caroline (@amandacarolinearq) escolheu muito bem as plantas suspensas para esse projeto. Com um ótimo espaço para posicioná-las e uma ótima iluminação, o ambiente ficou charmoso e natural. E mais uma vez, uma de nossas banheiras, a Mozzano | Victoria + Albert pode compor esse projeto que está incrível!

 

Para quem gosta de minimalismo

A Orquídea e a Costela-de-Adão são duas plantas indicadas para esse ambiente, por gostarem de umidade e se adaptarem bem a salas de banho. Além de lindas, transmitem um conceito de minimalismo em qualquer espaço. Nesse showroom da Mosarte&Co (@mosarteeco), nossa banheira e nossa cuba Amalfi | Victoria + Albert na tonalidade Black, fizeram o conjunto perfeito com as plantas em cima da bancada no lavabo. Essa é uma ótima opção caso você não queira tantas plantas ou não tenha tanto espaço no seu banheiro. Fica a dica!

 

Painel de plantas

Há quem goste de muitas plantas na sala de banho, mas não deseja colocá-las separadas, a melhor opção é criar um painel e colocar as suas preferidas ali, sejam naturais ou não. Como podemos ver, nesse projeto do Studio Alex Bonilha (@studioalexbonilha), o painel deixou o ambiente extraordinário e elegante. As cores do espaço, os detalhes e a iluminação o tornaram único. A nossa banheira Barcelona | Victoria + Albert foi uma ótima escolha para compor a sala de banho. Amamos esse resultado!

 

Iluminação natural

Para quem ama plantas suspensas, as samambaias são perfeitas para compor ambientes bem iluminados naturalmente. Nossa banheira Terrassa | Victoria + Albert faz parte desse projeto desenvolvido pela Forma 011 Arquitetura + Design (@forma011), onde há plantas suspensas e também nas prateleiras. A iluminação natural e a cor branca no ambiente, dão um destaque maior para as plantas, que decoram o espaço perfeitamente. Incrível, não?

Agora que você leu um pouco mais sobre as plantinhas no seu espaço de banho, está esperando o que para decorar o seu banheiro ou lavabo com esses vegetais lindos que trazem cor e vida ao ambiente? 

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E AVALIAÇÕES

O seu endereço de e-mail não será publicado.